VOG 2015/2016 - Comp. Miguel Real Mendes

Realizou-se no passado dia 14 de julho a primeira VOG do D. 1960 , no ano rotário 2015/2016, ao Rotary Club de Almada, clube a que pertence o Past Governador do ano anterior, como é tradição.
A receção ao Governador D1960, Companheiro Miguel Real Mendes, ocorreu pelas 16h15 no Posto de abastecimento da Via Rápida da Caparica onde o aguardavam o Presidente do Rotary Club de Almada, o Companheiro Jorge Lucas Coelho, o Governador Assistente, para o clube ( Grupo12), Companheiro Afonso Malho (Governador Indicado 2017/2018), o Past-Governador 2014/2015, Companheiro António Mendes e 3 companheiros da direção do clube, para dar seguimento ao programa estabelecido.
Em primeiro lugar foi visitada a Associação Almadense Rumo ao Futuro, que presta diversos serviços técnicos e de internato a deficientes profundos dos mais diversos escalões etários.
Esta instituição é apoiada há diversos anos, diretamente pelo clube e por seu intermédio pela Fundação de Rotary Internacional, com a oferta de diversos equipamentos essenciais ao desenvolvimento da sua atividade.
De seguida foi visitado o Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, uma instituição que acolhe diariamente cerca de 100 crianças dos 6 aos 18 anos, em período pós-escolar, proporcionando-lhes o apoio escolar, acompanhamento pedagógico e de lazer que dificilmente poderiam encontrar em casa, dado a sua maioria ser proveniente de famílias com dificuldades.
Terminandas as visitas, foi proporcionada a passagem pela RUA ROTARY INTERNACIONAL, um marco Rotário ao mais alto nível, existente na cidade por intervenção do Rotary Club de Almada.
Já no Hotel Ever Caparica, local habitual de reunião do clube, teve lugar a reunião de trabalho com a direção do clube que compareceu massivamente.
O Presidente Jorge Lucas Coelho apresentou o programa previsto para o ano, dando enfoque às metas definidas e já devidamente inscritas em ROTARY CLUB CENTRAL, traduzidas pelo programa para o ano que assentará nos 4 pilares por si definidos: CRESCIMENTO, REJUVENESCIMENTO, PROJETOS e PEDAGOGIA.
O Companheiro Governador transmitiu as linhas gerais da sua governadoria, referindo a sua satisfação pelo trabalho realizado pelo clube e pela convicção do bom trabalho previsto realizar durante o ano, descrito nas metas definidas pelo clube e já em cumprimento.
A reunião festiva, realizada no último piso do Hotel, com uma vista deslumbrante sobre o oceano, teve início pelas 20h30 com um Welcome Drink seguido de refeição.
Após a saudação às bandeiras, foi feita a apresentação da nova companheira, Leonor Mendes pelo seu padrinho, o Companheiro Jorge Lucas Coelho, tendo sido emblemada pelo Companheiro Governador. O momento foi muito aplaudido, quer pelo facto de a Companheira Leonor ser conhecida de todos e por todos muito apreciada, quer pelo facto de se tratar da primeira admissão de um sócio do género feminino, num clube que completa este ano 64 anos e é o quarto mais antigo do distrito.
Na sua intervenção, o Companheiro Presidente agradeceu a presença de todos e citou o discurso do Presidente de Rotary Internacional, Companheiro RAVI, lembrando que “O Rotary é uma maneira de encontrarmos o que há de melhor em nós mesmos e de deixar que esta característica guie as nossas vidas. Não seremos admirados pelos esforços que fizemos para tornar a nossa vida mais rica ou a nossa posição social mais elevada. No final, o nosso valor será medido não por aquilo que acumulámos, mas por aquilo que fizemos pelo próximo”. Finalizou afirmando estar certo que o programa do club para o ano será certamente o presente que é desejado possa ser oferecido à comunidade que o clube serve.
No seu discurso o Companheiro Governador, enalteceu a história de serviço e exemplo do clube ao longo dos anos, destacando o mérito do trabalho desenvolvido nomeadamente junto das instituições visitadas. Manifestou a sua satisfação pela entrada de uma companheira no Clube, reconhecendo em seguida todo o trabalho por si realizado e dedicado a Rotary.
Foram também tecidas palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Past-Governador António Mendes, o terceiro Governador do clube, em seguimento aos Companheiros Monteiro Bastos e Ricardo d’Almeida Jr.
No final do seu discurso o Companheiro Governador emblemou o Companheiro Presidente com o Pin do Ano Rotário “ Seja um Presente Para o Mundo”.
A finalizar a reunião o Presidente ofereceu lembranças ao Governador e esposa, Companheira Ana Onofre e fez a entrega de um donativo destinado à Fundação Rotária Portuguesa. 
O Companheiro Governador e a nova companheira foram depois convidados a assinar a “toalha do clube”, um trabalho artesanal de enorme valor, efetuado pela esposa de um companheiro fundador do clube e onde se encontram bordadas todas as assinaturas dos companheiros que ao longo dos anos integraram o quadro associativo do clube e de todos os companheiros Governadores que o visitaram.
A reunião encerrou antes das 23h00, como era previsto no programa, e contou com a presença de familiares, convidados, diversos companheiros Presidentes, Past-Governadores e Governadores Assistentes, Presidente da Fundação Rotária Portuguesa, Representante Distrital de Rotaract e Interact, sendo participada por companheiros dos Rotary Club de Algés, Barreiro, Bombarral, Caldas da Rainha, Cascais-Estoril, E-Club Portugal D1960, Lisboa Belém, Lisboa Benfica, Lisboa Estrela, Moita, Montijo, Portela, Setúbal, Vila Franca de Xira, RTC de Lisboa e RTC de Sesimbra e da Casa da Amizade do Rotary Club de Almada.

Lema do Ano