YEP - Intercâmbio Internacional de Jovens

O que é o YEP?

O programa de Intercâmbio Internacional de Jovens é uma experiência única.

É a possibilidade de proporcionar a um jovem a oportunidade de uma vida inteira . A exposição a novas culturas e costumes e uma excelente maneira de promover a paz e a compreensão mundial. E não são apenas os estudantes que se beneficiam; os Rotary Club e as famílias anfitriãs também.
A exposição a culturas diferentes é uma das mais poderosas maneiras de promover a paz e a compreensão internacional. O Intercâmbio de Jovens planta as sementes da compreensão ao oferecer a milhares de estudantes a oportunidade de conhecer outras sociedades e vivenciar costumes diversos.

O programa oferece inúmeros benefícios tanto para os participantes, quanto para os rotários anfitriões e a comunidade em geral. Ao partilhar os aspectos da vida quotidiana em outro país e expandir os seus conhecimentos sobre o mundo,
os jovens amadurecem e passam a compreender-se melhor. A imersão num sistema educacional diferente aprimora as suas capacidades académicas e pessoais. Ao mesmo tempo, as famílias anfitriãs e membros da comunidade, ao estabelecer um relacionamento prolongado com o jovem, aumentam o seu entendimento sobre outras culturas.

Histórico

O intercâmbio de jovens teve início na década de 1920, envolvendo alguns clubes europeus, e embora tenha sido descontinuado durante a II Guerra Mundial, voltou a existir em 1946. A participação em intercâmbios académicos aumentou consideravelmente na década de 1950 e, em 1972, o conselho diretor de Rotary Internacional sugeriu que o Intercâmbio de Jovens fosse adotado por Rotary Clubs de todo o mundo. Hoje, mais de 8.000 estudantes visitam e estudam em cerca de 80 países anualmente. 

Que tipos de Intercâmbios estão disponíveis?

Há três tipos de Intercâmbio de Jovens:

  • Intercâmbio de longa duração. O estudante frequenta a escola no país anfitrião durante um ano letivo, morando com diversas famílias de acolhimento. Os Intercâmbios de longa duração podem ser prorrogados para incluir também parte ou a totalidade das férias escolares imediatamente anteriores e posteriores ao ano letivo.

  • Intercâmbio de curta duração. Geralmente não incluem atividade académica e são realizados durante o período de férias escolares. Os Intercâmbios de curta duração costumam envolver estadia com uma família no país anfitrião, mas também podem ser organizados como acampamento internacional ou viagens em grupo para jovens de vários países.

  • Intercâmbio de Novas Gerações. É um programa oferecido a jovens entre os 18 e 25 anos e costuma durar de 3 a 6 semanas. Os Intercâmbios de Novas Gerações podem incluir também atividades profissionalizantes.

Como os intercâmbios variam muito entre os distritos rotários e principalmente de país para país, entre em contato com o presidente o seu clube local para saber o que está disponível em sua região.
 

 

Lema do Ano